A saúde mental é um importante fator para lidar com as emoções, tanto positivas quanto negativas. Nós, do COL, entendemos que investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio e o desenvolvimento mental é essencial para um convívio social mais saudável. Neste sentido, o projeto “Tudo que nóis tem é nóis”, apoiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, busca oportunizar ambiente de escuta acolhedora, promovendo a comunicação e o protagonismo, fomentando o bem estar e a qualidade de vida das crianças e dos/as adolescentes atendidos pela OSC.
As atividades, que ocorrerão durante o ano no período diurno para as crianças e vespertino pra os/as adolescentes, buscam promover espaços de arte e cultura, ampliando as condições para o protagonismo e o exercício do direito à participação, oportunizando também momentos de acolhida e escuta individual, proporcionando rodas de conversa sobre a “saúde mental nos tempos atuais”, estimular a participação de adolescentes, além de articular com a rede intersetorial para encaminhamento e acompanhamento dos casos necessários.
A pandemia evidenciou a necessidade de buscar novas formas de manutenção dos vínculos, de promover a escuta e o atendimento, considerando vivências e sentimentos e compreender melhor as situações que cercam o cotidiano das pessoas e a realidade social dos territórios. O projeto busca ser suporte para fortalecer indivíduos e grupos para que possam explorar suas (muitas) potencialidades e enfrentar a realidade individual e coletiva. Cuidar da saúde mental pode evitar o desencadeamento de diversas doenças, como depressão e ansiedade e deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo! ☝️