AtendimentoSeg a Sex | 8h - 12h e 13h30 - 18h

Programas

COMO ATUAMOS

A instituição é referência na construção das Políticas Públicas locais, tendo sua ação reconhecida e fortalecida com a comunidade e atende aproximadamente 300 crianças e adolescentes nos seguintes programas:

CCA

Casa da Criança e do Adolescente desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo 120 crianças e adolescentes na Vila Paim-SL e Cohab Feitoria, com ações estendidas também às famílias e comunidades.

O serviço é organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência em regime de orientação e apoio sócio familiar. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

CAS

O Centro de Atendimento de Semiliberdade – CAS é um Programa de Gestão conveniada entre COL e a FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do RS, criado em 21 de agosto de 2002.

O CAS é responsável pelo atendimento de até 20 adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Semiliberdade, sendo estes do sexo masculino, com idade dos 12 até os 21 anos, pertencentes à Regional de Novo Hamburgo, que compreende 34 municípios.

As atividades desenvolvidas com os adolescentes do CAS seguem programação pré-estabelecida, sendo que a rotina de cada adolescente e definida através do Plano Individual de Atendimento. As atividades podem acontecer internamente ou através das parcerias com as instituições que compõem a rede de atendimento.

O CAS tem como objetivo: Garantir o cumprimento da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade (PEMSEIS) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), contribuindo na autonomia dos adolescentes e jovens, valorizando a diversidade, o convívio familiar e comunitário, através da articulação com as redes para o fortalecimento das Políticas Públicas.

CDDH

Centro de Defesa de Direitos Humanos :  parceria entre o COL- Círculo Operário Leopoldense e o Proame – Cedeca Bertholdo Weber, que reafirma o compromisso histórico das duas Organizações com a justiça social e a democracia, fortalecendo o trabalho em rede e a atitude coletiva. Tem como objetivo promover a dignidade e a defesa dos direitos, visando o exercício integral e universal dos direitos humanos e a promoção da cidadania plena.

O CDDH está localizado na rua Primeiro de Março, 777, Centro, São Leopoldo, RS.   Outras informações também podem ser obtidas email Cddhslcp@gmail.com e pelos telefones, (51)35921681 e 35921689