AtendimentoSeg a Sex | 8h - 12h e 13h30 - 18h

Notícias

COL completa 85 anos de luta pelos Direitos Humanos

04-08-20 | Sem categoria | admin |

O Círculo Operário Leopoldense – COL completa hoje, dia 29 de julho de 2020, 85 anos de história. A necessidade de distanciamento social não foi impedimento para que os trabalhadores/as e conselheiros/as prestassem homenagem à instituição, que está disponível no link abaixo:

Vídeo Homenagem 85 anos COL

A instituição iniciou suas atividades no município de São Leopoldo muito antes de pensarmos em uma legislação específica dos direitos de crianças e adolescentes. Entretanto, sempre esteve preocupado com os direitos humanos, atuando na formação dos sujeitos e na busca da igualdade cidadã.

O COL foi o terceiro Círculo Operário fundado no Estado. Foi instituído a partir de iniciativas que envolveram membros da Ordem Jesuíta atuantes em São Leopoldo, destacando a figura do Pe Roque Lauschener, seu propósito era então, dar assistência ao operariado em período de expansão da atividade fabril na região e, na mesma medida, de aprofundamento das contradições que marcaram a moderna sociedade industrial. O COL foi, assim, a instituição mediadora entre os trabalhadores e outras instâncias da sociedade em um momento importante da organização dos operários, bem como de prevalência dos compromissos expressos pelo pensamento social da Igreja Católica. Podemos assim entender a participação da Igreja Católica na organização do Círculo. Entre suas formas de intervenção estavam atividades ligadas à educação, assistência médica, social, lazer e religiosa. Na década de 70 recebeu o título de Utilidade Pública e seu registro junto ao Estado, como também o Certificado de Filantropia.

Conforme inscrito em sua história, o COL promove o desenvolvimento humano em seus múltiplos aspectos. Na década de 80 fortaleceu sua inserção nas comunidades e hoje é referência na atuação junto às políticas para a infância, adolescência e juventude. Atualmente, executa o Programa Casa da Criança e do Adolescente/CCA, fundada em 1988, que atua em duas regiões da cidade, Oeste e Leste. Atendendo crianças e adolescentes com histórico de ameaças ou negação de direitos, perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade, exclusão pela pobreza e impossibilidade ou difícil acesso as políticas públicas, entre outras situações de risco. A atuação se dá em toda rede de relações das crianças e adolescentes.

O Centro de Defesa de Direitos Humanos (CDDH), em parceria com o Programa de Apoio a Meninos e Meninas/Proame, foi implantado em 2018, tendo como foco inicial a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Nasce de um antigo debate do COL, mas com viés contemporâneo. Passamos por um processo histórico com diversos cenários e momentos políticos vivenciados, de direitos negados (regime militar) a redemocratização (1935). Neste transformar, aconteceram momentos de construções e desconstruções, em consonância com a conjuntura e a prática da organização. O CDDH realiza atendimentos de casos exemplares de violação de direitos, incidência política, implantação do advocacy e articulação com o Sistema de Garantia de Direitos.

O COL atua junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, municipal e estadual, Comitê de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescente, municipal e estadual, Movimento Estadual de Direitos Humanos, entre outros espaços.