AtendimentoSeg a Sex | 8h - 12h e 13h30 - 18h

Notícias

Dia da Mulher: filmes e documentários que destacam o protagonismo feminino na luta por direitos

08-03-21 | Direito Humanos, Sem categoria | admin |

Para fomentar discussões sobre o Dia da Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, publicamos uma seleção de filmes, documentários e curtas metragens que destacam o protagonismo feminino em diversos campos da sociedade, como na luta por direitos: Confira a lista abaixo:

Filmes
1) A Guerra dos Sexos (2017)
Tem como pano de fundo uma disputa de tênis em 1973 entre o ex-campeão e já aposentado e cinquentenário Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone). A partida se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros.

2)Estrelas Além do Tempo (2016)
Estrelas Além do Tempo é um filme que se passa no ambiente da Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão três matemáticas e grandes amigas: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).

3)As Sufragistas (2015)
As Sufragistas (Suffragette) é um filme que se passa no início do século XX, em que as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido (Sufrágio é sinônimo de voto), mesmo após décadas de manifestações pacíficas. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, já que as manifestações pacíficas davam pouco resultado, para chamar a atenção dos políticos locais à causa.

4) Revolução em Dagenham (2010)
Revolução em Dagenham é baseado na Greve de 1968 na fábrica de automóveis da Ford, na cidade de Dagenham. O filme retrata o protesto das mulheres trabalhadoras que lutaram pelos seus direitos e contra a discriminação sexual. Além dos homens trabalhadores a fábrica contava com 187 trabalhadoras mulheres cujos salários que eram pagos abaixo do salário dos homens e sob condições precárias. Como não obtiveram resposta positiva da direção da fábrica, sob a liderança de Rita O’Grady (Sally Hawkins), que trabalha no setor de costura, e as mulheres trabalhadoras iniciam um movimento grevista com manifestações e intervenções no plenário da empresa.

5) A Cor Púrpura (1985)
Retrata o drama de uma adolescente que no início do século XX, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, passa a ser violentada pelo próprio pai e torna-se mãe de duas crianças aos 14 anos. O drama se torna ainda maior quando, além de se tornar infértil, Celie (Whoopi Goldberg) é separada dos filhos, da sua única amiga e irmã Nettie (Akosua Busia), e é vendida para Mister (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira.

Documentários e curtas metragens

1 – História das Mulheres – https://www.youtube.com/watch?v=_PJ0zyTF414

2 – Dia Internacional da Mulher – https://www.youtube.com/watch?v=JKLgEgj4Leo

3 – História Feminismo 03 Ondas – https://www.youtube.com/watch?v=pFWgBKz55Rs

4 – Mulheres do Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=AnGkok3UF4M

5 –O voto feminino no Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=pO_IMruV-hU