Representantes do COL participaram nesta quarta-feira do ato em homenagem às 433 vítimas da Covid-19 em São Leopoldo. O ato foi organizando pelo Movimento Vacina Já RS, que foi idealizado em São Leopoldo e tem se expandido para mais cidades do Rio Grande do Sul, pedindo celeridade no cumprimento do Plano Nacional de Imunização, pressionando os governos estadual, federal e municipais, para que possam adquirir doses para vacinar em grande escala, de forma geral e irrestrita.
O Movimento também busca conscientizar a população sobre a importância do processo de vacinação, a gravidade do vírus e a situação dramática que estamos vivendo com o colapso do sistema de saúde. Precisamos reforçar os protocolos sanitários e cuidados no enfrentamento à pandemia, enquanto a vacina em massa não chega, como o uso de máscara, a necessidade de higienização das mãos e dos objetos, e a importância de fortalecer a política do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Vacina Já RS é um movimento político que agrega todas as forças da sociedade, autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, representantes da sociedade civil organizada e a comunidade em geral, que queiram somar esforços para a busca de vacinas para todas as pessoas.
Brasil ultrapassou nesta terça-feira os 4 mil mortos pela covid em 24 horas. Foram 4.195 vidas perdidas, segundo o Conass em mais um dia de recorde. Ao todo, 336.947 brasileiros morreram em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus. Balanço da vacinação contra Covid-19 desta terça-feira (6) aponta que 20.828.398 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. O número representa 9,84% da população brasileira.