AtendimentoSeg a Sex | 8h - 12h e 13h30 - 18h

Notícias

Projeto: Conversa na cozinha, misturando ingredientes e ressignificando conceitos

16-05-22 | Sem categoria | admin |
2.Grupo mulheres
3.Grupo mulheres
4.Grupo mulheres
5.Grupo mulheres
6.Grupo mulheres
7.Grupo mulheres
8.Grupo mulheres
1.Grupo mulheres
9.Grupo mulheres
10.Grupo mulheres

A violação de direitos humanos vem se intensificando no país e no mundo, especialmente em relação às mulheres. A violência afeta mulheres e meninas, independentemente da renda, idade ou formação, no entanto, as que vivem em áreas vulneráveis enfrentam diferentes riscos e desafios. A discriminação que as mulheres enfrentam não é só uma causa, mas também um resultado da desigualdade que impulsiona a pobreza.

Neste sentido, o COL está executando o projeto: Conversa na cozinha, misturando ingredientes e ressignificando conceitos, apoiado pela – Fundação Luterana de Diaconia FLD, em parceria do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, que tem como objetivo “empotencializar” as mulheres para atuarem como multiplicadoras na defesa de direitos na comunidade, por meio de reflexões sobre relações de poder e justiça de gênero e de ações de fortalecimento das mulheres, para a promoção da igualdade de gênero, da dignidade humana e da justiça social.

↪O projeto é direcionado ao grupo de mulheres adolescentes e adultas da Região Oeste – Paim, e contempla questões que envolvem a prevenção e superação da violência de gênero e a empotenzialização para atuarem como referência na comunidade na defesa de direitos. A iniciativa objetiva atender 30 mulheres, através de encontros quinzenais.

✅Também propõe reflexões sobre relações de poder e justiça de gênero e de ações de fortalecimento pessoal e coletivo, para a promoção da igualdade de gênero, da dignidade humana e da justiça social.
✔A ação contribui também para levar à reflexão crítica sobre o cotidiano da vida das mulheres, especialmente nas relações domésticas e comunitárias, longe de ser uma proposta assistencialista, se fundamenta no processo de reflexão-motivação-transformação, estimulando o protagonismo e a participação, considerando as histórias pessoas e o contexto comunitário.

Entre as ações estão promover espaços de reflexão, em Rodas de Conversa com grupo de mulheres (adolescentes e adultas), para romper paradigmas históricos e culturais da discriminação e fomentar a equidade de gênero nas relações, desenvolver a oficina “cozinha transformadora” com reflexões e experimentações que contribuam para o preparo de alimentos saudáveis e a superação do ciclo da violência, além de oportunizar a participação das mulheres multiplicadoras em reunião da Rede intersetorial da região Oeste visando abordagem do tema justiça de gênero, violência contra mulher e direitos humanos